TECENDO A REDE DA VIDA ALÉM DO CAPITALISMO VERDE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria de Fátima Schumacher Wolkmer
Jaqueline Scussel

Resumo

A presente investigação apresenta uma reflexão acerca da atual crise ecológica como consequência da visão instrumental da natureza imposta pelo projeto da modernidade eurocêntrica ao resto do mundo. Assim, o objetivo geral da pesquisa consiste em verificar a possibilidade de superação do modelo econômico capitalista, especialmente sua versão denominada capitalismo verde, em direção a formas econômicas verdadeiramente sustentáveis, que ressignifiquem a soberania alimentar e a relação do homem com a natureza e com seu alimento, fora da racionalidade de mercado. Desse modo, a pesquisa compreendeu três etapas: na primeira, pretendeu-se examinar a relação do homem com a natureza no marco cultural, epistemológico, jurídico e econômico da modernidade ocidental, assim como sua consequente crise. No item seguinte, buscou-se denunciar a ilusão que envolve o modelo denominado capitalismo verde, demonstrando sua ligação com crise alimentar. Por último, pretendeu-se produzir uma reflexão sobre possibilidades de transcender o presente modelo econômico e agrícola. Como resultado dessa investigação, apontou-se em direção a agriculturas reais e sensatas a partir da perspectiva do Sul global, resgatando a soberania alimentar e descolonizando as culturas alimentares. O método de abordagem utilizado foi o dedutivo, em pesquisa do tipo qualitativa, com procedimento histórico e monográfico, com as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria de Fátima Schumacher Wolkmer, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade do Valo do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Sociedade da UNESC. Integrante do Núcleo de Estudos em Direitos Humanos e Cidadania (NUPEC/UNESC). Membro do Projeto de Pesquisa “Em Busca de Novas Gramáticas para os Direitos Humanos: Inovações Sócio-jurídico-políticas na América-latina e África”.

Jaqueline Scussel, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Graduada em Direito pela UNESC. Investigadora do Grupo de Pesquisa interdisciplinar em Direitos Humanos e Democracia, da UNESC.