A INTERFERÊNCIA POLÍTICA NO COMBATE A COVID-19 NO BRASIL E O USO INDISCRIMINADO DA HIDROXICLOROQUINA SOLÍDA COMO AGENTE NEBULIZADOR, NA CIDADE DE MANAUS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Valmir Cesar Pozzetti
Renata Kemi de Souza Soares
Rejane da Silva Viana

Resumo

A Pandemia da COVID-19 trouxe para o cenário mundial diversos desafios que emanaram diferentes posicionamentos na condução para contenção dos avanços da doença. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a interferência da política nos mecanismos de combate da Covid-19 no Brasil com destaque para o uso indiscriminado de Hidroxicloroquina sólida e o descumprimento dos princípios bioéticos. A metodologia utilizada foi a do método dedutivo; quanto aos meios a pesquisa foi bibliográfica e quantos aos fins, qualitativa. A conclusão a que se chegou foi a de que há, a nível nacional e mundial, um ambiente cientifico, com instituições competentes na área da saúde, investindo esforços para estudar meios de conter o avanço da pandemia e proteger a humanidade do caos e, em outro contraponto, a exposição de segmentos políticos e seus líderes no Brasil agindo com atitudes contrárias as normas e recomendações estabelecidas. O uso da Nebulização da Hidroxicloroquina no Amazonas, mais precisamente na capital, Manaus, respalda o comportamento negacionista da ciência coordenado por esse movimento nominado de “Bolsonarismo”.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Valmir Cesar Pozzetti, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor e Mestre em Direito Ambiental pela Université de Limoges, com título revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor adjunto do Mestrado em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazoans (UEA). Professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Renata Kemi de Souza Soares, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Aluna especial do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Rejane da Silva Viana, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professora adjunta da UEA.