PAZ, DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA UMA REFLEXÃO ACERCA DA CONSTRUÇÃO, DESCONSTRUÇÃO E NECESSIDADE DE REFORÇOS DE PARADIGMAS A NÍVEL NACIONAL E TRANSNACIONAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Francine Cansi
Ipojucan Demétrius Vecchi

Resumo

Com a pretensão de restabelecer a relação entre paz, direitos humanos e democracia, o presente estudo tem o intento de realizar uma reflexão acerca da construção, desconstrução e a necessidade de reforços de paradigmas a nível nacional e transnacional a fim de possibilitar relações mais sustentáveis. Revestido dos métodos de procedimento dedutivo e histórico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem descritiva, a partir de autores clássicos e contemporâneos. O reconhecimento e a proteção dos direitos do homem estão na base das Constituições democráticas modernas. A paz, por sua vez, é o pressuposto necessário para o reconhecimento e a efetiva proteção dos direitos do homem em cada Estado e no sistema internacional. Ao mesmo tempo, o processo de democratização do sistema internacional, que é o caminho obrigatório para a busca do ideal da “paz perpétua”, no sentido kantiano da expressão, não pode avançar sem uma gradativa ampliação do reconhecimento e da proteção dos direitos do homem, acima de cada Estado. Diante disso, se faz urgente a reconstrução de espaços nacionais e transnacionais que se pautem por uma revalorização da política e da democracia, dos direitos humanos fundamentais, da paz e da solidariedade, como diretrizes básicas para uma convivência sustentável, com justiça social, harmonia e paz.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Francine Cansi, Universidade Corporativa da Associação Brasileira de Advogados (UNIABA)

Doutora em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Docuora en Agua y Desarollo Sostenible pelo Instituto Universitario del Agua y de las Ciencias Ambientales (IUACA) da Universidade de Alicante (UA). Mestra em Desenvolvimento pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Advogada. Professora na Graduação e na Pós-Graduação da Universidade Corporativa da Associação Brasileira de Advogados (UNIABA).

Ipojucan Demétrius Vecchi, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduado em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Advogado. Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF).