A REGULAMENTAÇÃO DA VENDA DE TERRAS A ESTRANGEIROS E OS CONSEQUENTES IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE UM OLHAR CRÍTICO VOLTADO À PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rafael Rocha Teixeira
Elcio Nacur Rezende

Resumo

O território brasileiro foi, e ainda é, objeto de interesses estrangeiros, tendo em vista sua vasta riqueza natural. A Constituição da República Federativa do Brasil prevê uma norma de eficácia limitada sobre a aquisição ou o arrendamento de propriedade rural por pessoa física ou jurídica estrangeira, cabendo à legislação infraconstitucional sua regulamentação. Um dos objetivos deste trabalho é avaliar se no cenário jurídico atual seria possível a aquisição de terras brasileiras por estrangeiros, além de verificar se a nova regulamentação proposta pelo Projeto de Lei n. 2.963/19, caso transformada em lei, poderá impactar em danos ambientais negativos e irreversíveis ao Brasil, em especial ao território amazônico. Foi utilizada a metodologia hipotética dedutiva, confirmando-se a hipótese levantada, na qual o surgimento de novos empreendimentos privados estrangeiros, com a flexibilização da legislação vigente, poderá aumentar a degradação ao meio ambiente, embora exista a possibilidade teórica de que haja melhoras em aspectos socioeconômicos do País. Tal fato afeta diretamente a conservação do ambiente natural e impacta em sérias e irreversíveis consequências à Amazônia brasileira, bem como todo território nacional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rafael Rocha Teixeira, Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Mestrando em Direito pela ESDHC. Graduado em Direito pela ESDHC. Advogado. Research Assistant pelo Centro de Excelência Europeu Jean Monnet na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Elcio Nacur Rezende, Escola Superior Dom Helder Câmara

Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Direito. Professor da Escola Superior Dom Helder Câmara.
Procurador da Fazenda Nacional. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2369-8945 / e-mail:
elcionrezende@yahoo.com.br