O CONCEITO DE BEM JURÍDICO COMO RELAÇÃO DE DISPONIBILIDADE NO DIREITO PENAL LIMITES AO PODER PUNITIVO ESTATAL A PARTIR DA AUTONOMIA DA VÍTIMA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Giovanni Vidal Guaragni
Fábio André Guaragni

Resumo

O texto busca, a partir do diálogo entre o princípio liberal do dano (harm principle) e a teoria do bem jurídico – que fornece um conceito mais preciso do objeto de lesão a ser evitada – um fundamento mais sólido à limitação da ingerência penal estatal. Valendo-se de metodologia hipotético-dedutiva, adota-se um conceito de bem jurídico como relação de disponibilidade, abarcando não somente o aspecto objetivo, que costuma ser ressaltado pela doutrina, mas sua relação com o sujeito titular da relação concreta. Ao incorporar a vítima ao bem jurídico, sua autonomia e poder de dispor de uma prerrogativa relacionada ao bem objetivo não mais se colocam de uma perspectiva externa, mas interna e constitutiva do objeto de proteção da norma. Nesse sentido é que a teoria do bem jurídico, aliada ao harm principle, constitui um limite à intervenção estatal sobre comportamentos imorais e autolesivos, de um ponto de vista não meramente consequencialista, mas deontológico, demarcado pela autonomia da vítima. O risco proibido e a lesão sancionável, assim, têm por referência o bem jurídico como relação sujeito-objeto, de modo a considerar a autonomia do titular da relação que se supõe ter sido negativamente afetada.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Giovanni Vidal Guaragni, Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR)

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Filosofia pela PUC-PR. Professor de Filosofia do Direito do Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR). Assessor no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Fábio André Guaragni, Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA)

Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais pela UFPR, com pesquisa pós-doutoral na Università degli Studi di Milano (UNIMI). Professor de Direito Penal Econômico do PPGD do UNICURITIBA. Professor de Direito Penal da Fundação Escola do Ministério Público (FEMPAR) e da Escola da Magistratura Estadual do Paraná (EMAP/CERS). Procurador de Justiça no Ministério Público do Estado do Paraná.