ANÁLISE DA RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL DOS VEÍCULOS AUTÔNOMOS TERRESTRES CONDUZIDOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Denise Schmitt Siqueira Garcia
Eduardo Luiz Pscheidt

Resumo

O presente artigo aborda a possibilidade de responsabilização civil dos veículos autônomos terrestres guiados por inteligência artificial (IA), inicialmente com o objetivo de criação de uma personalidade jurídica para a IA condutora, com o objetivo específico de buscar a responsabilização direta dessa pelos fatos jurídicos por ela praticados, e na negativa dessa possibilidade, sob o fundamento de que isto causaria diminuição do valor do conceito de dignidade da pessoa humana, buscar meios viáveis de responsabilização dos agentes envolvidos na produção e utilização do veículo autônomo terrestre (VAT). Nesse sentido, mediante o princípio da proteção pelos riscos do desenvolvimento que garante ao fornecedor e desenvolvedor a benesse doutrinária para não desacelerar o desenvolvimento tecnológico, caberá que as eventuais falhas que não poderiam ser prevenidas pelo desenvolvedor sejam assumidas quanto à responsabilidade civil pelos donos do veículo. A metodologia utilizada foi o método indutivo com as técnicas do referente, do conceito operacional, das categorias e do fichamento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Denise Schmitt Siqueira Garcia, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutora e Mestre em Direito Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade de Alicante (UA). Mestre em Ciência Jurídica pela UNIVALI. Especialista em Direito Processual Civil pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduada em Direito pela UNIVALI. Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica, nos cursos de Doutorado e Mestrado em Ciência Jurídica, e na Graduação no Curso de Direito da UNIVALI. Advogada.

Eduardo Luiz Pscheidt, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Acadêmico da Escola de Ciências Jurídicas da UNIVALI. Pesquisador CNPq, com bolsa concedida por meio do Programa de Iniciação Científica (PIBIQ).

Referências

BARBOSA, Mafalda M. Inteligência artificial, E- Persons e direito: Desafios e perspectivas, RJBL, ano 3, nº 6, 2017.

CASTRO JÚNIOR, Marco Aurélio de Personalidade jurídica do robô e sua efetividade no Direito, Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Direito, 2009, disponível em < https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10719/3/Personalidade%20Juridica%20do%20Rob%C3%B4%20e%20sua%20efetividade%20no%20Direito.pdf > acesso em 06/06/2020.

COSTA FELIPE, B. F. Direitos dos robôs, tomadas de decisões e escolhas morais: algumas considerações acerca da necessidade de regulamentação ética e jurídica da inteligência artificial, Revista Juris Poiesis, volume 20 nº 22, Rio de Janeiro/RJ, 2017.

DE SOUSA PISSARDINI, R.; WEI, D. C. M.; DA FONSECA JÚNIOR, E. S. Veículos Autônomos: conceitos, histórico e estado-da-arte. Anais do XXVII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes – ANPET, 2013.

FIGUEIREDO NETO, Alberto, A Responsabilização Do Fornecedor Pelo Fato Do Produto no CDC REVISTA DA ESMESE, Nº 07, 2004 - DOUTRINA – 217.

FICHTNER PEREIRA, Júlia Sulzbach, A Responsabilidade Civil Do Fornecedor Pelos Riscos Do Desenvolvimento, Trabalho de Conclusão de Curso, PUCRS, 2018. Disponível em < http://www.pucrs.br/direito/wp-content/uploads/sites/11/2018/09/julia_pereira.pdf > acesso em 06/06/2020.

GOMES, Denis dos S., Inteligência artificial: conceitos e aplicações, Revista Olhar Científico, V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010, pp. 234 – 246.

GONÇALVES, Carlos Roberto, Direito civil brasileiro, volume 4: responsabilidade civil, 7. ed., São Paulo: Saraiva, 2012.

González, Rodrigo. Descartes: Las Intituiciones Modales y la inteligência artificial clásica, Revista Alpha, n° 32, julho de 2011, pp. 181 – 198.

HAUGELAND, J. Artificial Intelligence: The Very Idea. Cambridge: MIT Press, 1987.

HARARI, Yuval Noah, Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, 19ª edição, L&PM, São Paulo/SP, 2017.

KURZWEIL, Ray. The Age of Spiritual Machines. Massachusetts: The MIT Press, 1992.

NADER, Paulo. Curso de direito civil, volume 7: responsabilidade civil. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

NICOLAU, Gustavo R., Responsabilidade Objetiva e a Teoria do Risco, Cadernos de Direito, Piracicaba, v. 9(16-17): 93-110, jan.-dez. 2009.

PANTALEÃO, Nathália C. A., MÁQUINAS E SOCIEDADE: UMA ABORDAGEM ÉTICA ACERCA DO ARTIFICIAL, 5° encontro de pesquisa na graduação em filosofia da Unesp, Vol. 3, n°1, São Paulo/SP, 2010.

RODRIGUES, J.C. A Imprevisibilidade Aceitável na Direção Autônoma: Porque a Ausência de Respostas Éticas Não Deve Impedir a Adoção de Carros Autônomos, CASI, Petropolis/RJ, 2017.

SANSEVERINO, Paulo de Tarso Vieira. Responsabilidade civil no código do consumidor e a defesa do fornecedor. São Paulo: Saraiva, 2002.

SEIFFERT, Andreya S., Os Robôs de Asimov e o Futuro da Humanidade, Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 24, p. 374-393, Jan./Jun., 2018.

STOLZE, Pablo G. e Pamplona Filho, Rodolfo, Novo curso de Direito Civil, volume 1: Parte Geral, 14 ed. Editora Saraiva, São Paulo/SP, 2012.

VILLALBA GÓMEZ, Jairo Andrés, Problemas bioéticos emergentes de la inteligencia artificial, Diversitas: Perspectivas en Psicología, vol. 12, núm. 1, 2016, pp. 137-147, Universidad Santo Tomás, Bogotá, Colombia.

WEI, Daniel Chin Min; PASSARDINI, Rodrigo de Souza e FONSECA JUNIOR, Edvaldo S. CONVERGÊNCIA DE VEÍCULOS INTELIGENTES E VEÍCULOS AUTÔNOMOS, Programa de mestrado do Departamento de Engenharia de Transportes USP, São Paulo/SP, 2013.