A RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA CONTEMPORANEIDADE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elenise Felzke Schonardie

Resumo

O artigo tem por objetivo identificar as implicações jurídicas e sociais, que a relação entre o homem e a natureza produzem na contemporaneidade em relação à proteção jurídica do meio ambiente. A partir do conceito de natureza, sob o viés sociológico, procura-se demonstrar sua influência na percepção do imaginário social no que se refere aos recursos naturais e sua proteção legal. Primeiramente, demonstra-se a singularidade da questão ambiental para a sociologia clássica. Na sequência, procede-se ao enfrentamento do conceito de natureza em Marx, com algumas contribuições comparativas com os estudos de Gramsci. A análise teórica expõe o lugar da natureza para algumas das teorias sociológicas da modernidade e sua transformação na sociedade ocidental. Conclui que, na contemporaneidade, o homem ocidental parece ter esquecido de que também é natureza, passando a tratá-la como algo dado para ser dominado e explorado, esquecendo-se da relação dialética que há entre homem e natureza, o que repercute no modo como este domina e se apropria dos bens e recursos naturais, bem como no reconhecimento ambiental enquanto bem jurídico protegido.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elenise Felzke Schonardie, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Doutora em Ciências Sociais, com  Mestrado e Graduação em Direito, professora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado e Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI; pesquisadora vinculada a linha "Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento". Professora do Curso de graduação  em Direito da UNIJUI. Advogada. E-mail: elenise.schonardie@unijui.edu.br

Referências

ARCARY, V. O encontro da revolução com a história. São Paulo: Xamã, 2008.

BALOD, F. C. A dialética da natureza em Marx. Rio de Janeiro, 1993, Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 5 jul. 2019.

CARNEIRO, H. As necessidades humanas e o proibicionismo no século XX. Outubro, São Paulo, n. 6, p. 118, 2002.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

GOLDBLATT, D. Teoria social e ambiente. Instituto Piaget, 1996.

GOMEZ, A. V. A dialética da natureza de Marx: os antagonismos entre capital e natureza. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

GRAMSCI, A. Obras escolhidas. São Paulo: Martins Fontes, 1978.

GRAMSCI, A. Escritos políticos. v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004a.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. v. 1, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004b.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. v. 2, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004c.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. v. 4, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

HANNIGAN, J. Sociologia ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

LOUREIRO, C. F. B. Teoria social e questão ambiental: pressupostos para uma práxis crítica em educação ambiental. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P., CASTRO, R. S. Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2000. p. 13-50.

MARX, K. O capital: crítica da economia política: Livro I. 22. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004a.

MARX, K. O capital: crítica da economia política: Livro II. 22. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004b.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2006.

ONU. População mundial atingiu 7,6 bilhões de habitantes. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2017/06/1589091-populacao-mundial-atingiu-76-bilhoes-de-habitantes. Acesso em: 27 jan. 2019.

PROTÁSIO, A. R. O conceito de natureza em Gramsci: contribuições para a educação ambiental. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2008.

SCHMIDT, A. El concepto de naturaleza en Marx. Madrid: Siglo Veintiuno, 1983.