O POSITIVISMO JURÍDICO: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Kiwonghi Bizawu
Márcio Luiz Ribeiro Mota

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o positivismo jurídico na obra de Norberto Bobbio como uma alternativa de defesa dos direitos humanos e do meio ambiente. Analisar-se-á o positivismo jurídico em sua vertente extremista e moderada, definindo os rumos a serem tomados para uma maior efetivação dos direitos fundamentais, entre dos quais o meio ambiente. Serão contempladas as críticas feitas à visão do direito, à luta pelos direitos humanos e ao direito ambiental sob o prisma do positivismo jurídico. Buscar-se-á a defesa de uma postura harmônica entre o positivismo jurídico e os direitos humanos e ambientais por terem o mesmo foco, mas vistos sob um ângulo diferente. Além disso, adotar-se-ão a pesquisa exploratória e o método dedutivo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Kiwonghi Bizawu, Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Doutor e Mestre em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professor de Direito Internacional Público e Privado. Pós-doutorado pelo IGC/CDH, Universidade de Coimbra-Portugal. Pró-Reitor do Programa de Pós-Graduação em Direito e Professor de Direito Internacional Ambiental no Curso de Mestrado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Professor visitante na Universidade do Kwango (UNIK) na República Democrática do Congo (RDC), membro do Grupo de Pesquisa Estratégica sobre a PanAmazônia da Escola Superior Dom Helder Câmara - Belo Horizonte-MG e Líder do Grupo de Pesquisa Direito dos Animais, Economia, Cultura, Sustentabilidade e Desafios da Proteção Internacional e de Iniciação Científica Direito das Minorias no Estado Democrático de Direito: Efetividade jurisdicional dos direitos humanos da Escola Superior Dom Helder Câmara e Coordenador do Centro de Estudos Afro-brasileiros (AFRODOM) da Escola Superior Dom Helder Câmara com apoio do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Márcio Luiz Ribeiro Mota, Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Escola Superior Dom Helder Câmara em Belo Horizonte-MG, bacharel em Direito e advogado. Marcio_mota@msn.com

Referências

BOBBIO, N. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BOBBIO, N. O Positivismo Jurídico: Lições de filosofia do direito. São Paulo: Ícone, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 26 nov. 2019.

BRUNET, P. Norberto Bobbio et le positivisme juridique. In: COMANDUCCI, P.; GUASTINI, R. (Eds.). Analisi & Diritto. Torino: Giappichelli, 2005. p. 159-170. Disponível em: https://halshs.archives-ouvertes.fr/halshs-00009757/document. Acesso em: 26 nov. 2019.

COMPARATO, F. K. A Afirmação histórica dos Direitos Humanos. 6. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.

DIMOULIS, D. O positivismo jurídico: introdução a uma teoria do direito e defesa do pragmatismo jurídico-político. São Paulo: Método, 2006. (Coleção Gilmar Mendes, v. 2).

COSTA HOSHI, S. S. A Carta da Terra e o Princípio da integridade ecológica. Veredas do Direito, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 31-60, jan./jun. 2012.

KELSEN, H. Teoria pura do direito. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

LOPES, A. L.; BIZAWU, S. K. Ação popular e dano ambiental: prevenção e reparação. Belo Horizonte: Arraes, 2014.

MENDES, G. F.; COELHO, I. M.; BRANCO, P. G. Gonet. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007.

REIS, E. V. B.; BIZAWU, S. K. Educação ambiental como processo para a construção da cidadania. In: COSTA, B. S.; REZENDE, E. N. (Orgs.). Temas essenciais em Direito Ambiental: um diálogo internacional. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014, v. 4, p. 67-95.

SARLET, I. W.; FENSTERSEIFER, T. Notas acerca do Princípio do Federalismo Cooperativo Ecológico e do Correlato Princípio (e Dever) de Subsidiariedade. In: CAMPELLO, L. G. B.; SOUZA, M. C. S. A.; PADILHA, N. S. (Orgs.). Direito Ambiental no século XXI: efetividade e desafios. Belo Horizonte: Arraes, 2014. v. 3, p. 13-27.

VENDRUSCOLO, W. Considerações sobre a vida e obra de Hans Kelsen. Revista Ciências Jurídicas e Sociais da Unipar, Umuarama, v. 10, n. 1, jan./jun. 2007.

VITORIANO E SILVA, M. O princípio da solidariedade intergeracional: um olhar do Direito para o futuro. Veredas do Direito, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 115-146, jul./dez. 2012.