OS LIMITES DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gustavo Ribeiro Rocha

Resumo

O presente trabalho apresenta, a partir da Lei, da doutrina e jurisprudência nacionais, algumas importantes características do instituto da desconsideração da personalidade jurídica no Direito brasileiro, especialmente em seu aspecto material, visando à sua adequada compreensão, para aplicação casuística. Para tanto, o presente trabalho propõe a observação das dificuldades em se chegar a um conceito objetivo, bem como os desafios de diferenciá-la de outras medidas jurídicas, tais como a dissolução da sociedade, a responsabilidade ilimitada de sócio e a responsabilidade de administrador por atos culposos ou dolosos, insolvência ou inexistência de bens, até sua adequada aplicação em casos concretos. Com este trabalho espera-se contribuir para os estudos da teoria da desconsideração da personalidade jurídica e tratamentos mais adequados à sua aplicação no Direito brasileiro, a partir do texto legal, da doutrina e da jurisprudência nacionais, visando evitar sua inadequada aplicação, que pode levar ao seu uso abusivo e indiscriminado, que pode até mesmo levar tal instituto ao descrédito.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gustavo Ribeiro Rocha, Escola Superior Dom Helder Câmara Faculdades Milton Campos

Mestre em Direito de Empresa, Faculdade de Direito Milton Campos (2008)

Especialista em Direito de Empresa, Centro de Atualização em Direito (2004)

Bacharel em Direito, Faculdade de Direito Milton Campos (2003)

Advogado (2003)

Professor Universitário (2004)

Referências

ALBERGARIA NETO, Jason Soares de; CATEB, Alexandre. A subcapitalização como critério para desconsideração da personalidade jurídica. P. 503-518. In: CAD 20 anos: tendências contemporâneas do Direito. AMARAL, Paulo Adyr Dias do; RODRIGUES, Raphael Silva (Coords.). Belo Horizonte: D´Plácido, 2017.

BARBOSA, Henrique Cunha. Usos e desusos do incidente de desconsideração da personalidade jurídica. In: Os impactos do novo CPC no direito empresarial. Orgs. PERRUCI, Felipe Falcone; MAIA, Felipe Fernandes Ribeiro; LEROY, Guilherme Costa. Belo Horizonte: D´Plácido, 2017, p. 51-96.

BORBA, José Edwaldo Tavares. Direito societário. 12 ed. rev., aum. e atual. Rio de Janeiro: Renovar.

CHAGAS, Edilson Enedino das. Direito empresarial esquematizado. Coord. Pedro Lenza. 3 ed., São Paulo: Saraiva, 2016.

DINIZ, Gustavo Saad. Subcapitalização societária: financiamento e responsabilidade. Belo Horizonte: Fórum, 2012.

OLIVEIRA, Júlio Moraes. Curso de direito do consumidor completo. Belo Horizonte: D´Plácido, 2014.

RAMOS, André Luiz Santa Cruz. Direito Empresarial esquematizado. 2 ed. rev., atual. e ampl.. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

ROCHA, Gustavo Ribeiro; ROCHA FILHO, José Maria. Curso de Direito Comercial – teoria geral da empresa, direito societário, títulos de crédito, falência e recuperação de empresas. 5 ed., Belo Horizonte: D´Plácido, 2018.

SZTAJN, Rachel. Sobre a desconsideração da personalidade jurídica. São Paulo: Revista dos Tribunais, n. 88, v. 762, p. 81/97, 1999.