Educação Ambiental: instrumento para a redução de acidentes laborais no pólo industrial de Manaus e sustentabilidade da Amazônia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Valmir Cesar Pozzetti
Ulisses Arjan Cruz dos Santos

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi abordar a relação existente entre a educação ambiental, prevenção e redução de acidentes laborais no Pólo Industrial de Manaus (PIM). Quanto à metodologia da pesquisa, utilizou-se do método dedutivo; quantos aos meios a pesquisa foi a bibliográfica e quanto aos fins, foi a qualitativa. Concluiu-se que, através da aplicação dos Princípios do meio ambiente de trabalho e da Educação Ambiental é possível proporcionar um meio ambiente laboral saudável, melhorando a produtividade, reduzindo a incidência de doenças ocupacionais e de custos relacionados aos afastamentos, em decorrência dos acidentes laborais, bem como promover a proteção da vida e da saúde dos trabalhadores, com vistas ainda à efetivação da dignidade da pessoa humana e preservação da floresta amazônica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Grupo de Trabalho II: Proteção Pan-Amazônica multinível
Biografia do Autor

Valmir Cesar Pozzetti, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestre e Doutor em Direito Ambiental pela Université de limoges (França) com titulo revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor adjunto do Mestrado em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazoans (UEA). Professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Ulisses Arjan Cruz dos Santos

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da UEA – Universidade do Estado do Amazonas